Notícias

Diferença entre instalação elétrica residencial, comercial e industrial

Enviado em 29/12/2021

A instalação elétrica compreende a implementação física dos componentes das ligações elétricas, a conexão entre a fonte geradora de energia elétrica e as cargas elétricas. Existem três tipos de instalações elétricas a residencial, comercial e a industrial, e elas têm suas diferenças, principalmente no que diz respeito à complexidade do projeto e tensão elétrica que precisa ser empregada em cada um para realizar o trabalho na área especifica.

A diferença entre instalação elétrica residencial, comercial e industrial começa no projeto da instalação. Ele costuma ser elaborado por um engenheiro eletricista ou arquiteto, que considera as especificidades de cada instalação: a tensão elétrica, circuitos, disjuntores, pontos de luz, interruptores, tomadas, relés e entre outros.

Em uma instalação elétrica predial ou residencial, o sistema de controle basicamente é composto por interruptores para as lâmpadas e provavelmente nenhum relé vai ser usados nesta instalação. Já em uma instalação elétrica industrial, serão usados vários sistemas de medição para controlar o consumo energético em cada fase de uma produção, diversos relés para controle de processo e proteção de máquinas e equipamentos, vários sistemas de controle utilizando comandos elétricos e automação elétrica.

As instalações comerciais costumam ser de média ou baixa tensão. Ela é determinada pelo tipo de carga elétrica que o estabelecimento precisará receber para alimentar os equipamentos elétricos e iluminação do local.

No caso das instalações industriais, elas são de alta tensão e demandam muito mais cautela dos engenheiros e profissionais eletricistas. São usados diversos sistemas para controlar e medir todo o sistema elétrico e o consumo de energia em cada setor da instalação. Relés e outros sistemas são usados para maior proteção e controle dos equipamentos e do maquinário, além dos próprios funcionários do local.

A potência instalada de equipamentos em uma instalação é muito maior em caso de instalações elétrica industriais se comparada as instalações residências elétricas, esta diferença cria a necessidade de muitos sistemas de medição, proteção e controle e isto muda a complexidade dos sistemas.

Vale ressaltar que em todos os casos é importante estar de acordo com as normas de instalação e de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), instrumentos e materiais com a certificação do Inmetro para garantir maior durabilidade, qualidade e segurança nas instalações elétricas.

Outras notícias Sobre a Painelbras