Notícias

Ethernet industrial: o que é e para que serve?

Enviado em 03/11/2021

A Ethernet Industrial, como o próprio nome diz, é um meio físico de comunicação baseado na tecnologia Ethernet e utilizado na indústria para conectar sistemas e dispositivos inteligentes. Elas se consolidaram como padrão de comunicação entre computadores desde sua invenção, como a Automação Industrial se convergiu ao longo dos últimos anos com a Tecnologia da Informação (TI), as Redes Ethernet se desenvolveram dentro do universo da Tecnologia da Automação (TA).

As Redes Ethernet foram inventadas em 1973, por Robert Metcalfe em um projeto atribuído a Xerox Palo Alto, hoje sendo o padrão mais aceito no mundo para intercomunicação de dados em rede.

O Padrão Ethernet define o meio físico de conexão do cabeamento, o controle de acesso do dado na rede e o quadro (frame) de informação, tudo isso baseado na norma IEEE 802-2 e IEEE 802-3, que em suas subdivisões, estabelece características técnicas dos padrões de rede,

A Ethernet Industrial é um dos recursos fundamentais da Indústria 4.0. O elevado volume de dados e a alta velocidade de troca de informações que o padrão permite são essenciais para a dinâmica de comunicação ágil entre os elementos que atuam nos processos ligados à Indústria 4.0. A utilização de protocolos baseados em Ethernet também possibilita que múltiplas ações, com propósitos completamente diferentes, sejam aplicadas simultaneamente e coexistam no mesmo cabo, compartilhando dados entre si sem perdas de funcionalidade ou de desempenho.

O propósito da Rede Ethernet Industrial convergente é acelerar a implantação bem-sucedida de tecnologias de rede padrão e convergência de redes de manufatura e de empresas/negócios. Esta arquitetura de solução e diretrizes de projeto ajudam a fornecer confiança necessária para implantar com sucesso as tecnologias de rede padrão e integrar a indústria através da automação e coleta de dados.

Outras notícias Sobre a Painelbras