Notícias

Manutenção preventiva: o que é e qual a importância?

Enviado em 24/11/2021

Geralmente, quando falamos em manutenção elétrica, as pessoas imediatamente associam o termo às instalações elétricas de um prédio. E, na verdade, não é a mesma coisa. Enquanto a manutenção predial é responsável por cuidar de toda a instalação elétrica da empresa, a manutenção elétrica é encarregada de cuidar apenas da estrutura elétrica dos ativos que compõem a fábrica. Ou seja, as duas até podem envolver eletricidade, mas possuem objetivos diferentes.  

A manutenção elétrica preventiva tem um papel fundamental nas empresas, pois é capaz de evitar acidentes e problemas causados pelo mau funcionamento de máquinas e instalações, como incêndios e paradas inesperadas. Ainda que uma instalação bem feita e o uso de equipamentos de qualidade reduza significativamente os custos com eventuais ajustes e reparos, a manutenção elétrica preventiva é essencial para manter o ritmo do trabalho e garantir a segurança dos seus colaboradores.

A manutenção elétrica preventiva, por sua vez, obedece um planejamento ou rotina de atividades geralmente estipulados pelo fabricante, órgãos especializados ou profissionais capacitados. Tendo como objetivo reduzir ao máximo as probabilidades de falha nos sistemas elétricos da empresa. É um tipo de intervenção planejada, na qual os profissionais fazem uma inspeção geral, os ajustes necessários, promovem a conservação de máquinas e instalações elétricas, corrigem possíveis problemas, antes que eles provoquem danos mais extensos e paradas na produção.

Ou seja, realizar a manutenção elétrica é fundamental para residências, condomínios e grandes empreendimentos, sendo tão importante para precaução como para o bom funcionamento de aparelhos eletrônicos instalados, além de garantir segurança e bem-estar de todos que circulam pelo local.

Outras notícias Sobre a Painelbras