Notícias

Nova norma para montagem de painéis elétricos TTA e PTTA

Enviado em 27/10/2021

A montagem correta de um equipamento do porte e necessidade de um painel elétrico deve ser de suma importância para evitar futuros problemas com gastos desnecessários com a manutenção que poderia ter sido evitado com a montagem correta dos mesmos.

A fim de evitar problemas com o painel elétrico, seguir as normas para a montagem de painéis elétricos é essencial para garantir a sua segurança, de seus funcionários e até mesmo familiares. No Brasil, 70% dos painéis elétricos que são comercializados não atendem a todas as normas de montagem.

Para se produzir painéis certificados e ensaiados é necessário um determinado perfil de montadores e temos poucos com o perfil no país. A empresa precisa, também, ser capacitada, ter uma equipe técnica treinada, processos claros e bem definidos, elevam seu valor final.

Outro motivo que contribui para essa realidade é a falta de conscientização em relação aos perigos que a eletricidade apresenta e os riscos que a falta de certificação e realização de todos os ensaios dos produtos pode trazer para uma instalação elétrica, entre eles risco de vida, como choques que podem levar à morte, e ao patrimônio, como prejuízos com a paralisação de maquinário na indústria, por exemplo.

Hoje, existem duas normas atualmente em vigor no Brasil para painéis elétricos certificados: a ABNT NBR IEC 60439 - que deixará de ter validade no final do ano de 2021 - e a ABNT NBR IEC 61439 - que foi publicada em 2016 e, após um período de adequação de cinco anos, passará a ter obrigatoriedade de conformidade no ano de 2022.

Uma surgiu para substituir a outra. A ABNT NBR IEC 61439 passou a utilizar o conceito 'painel verificado' e eliminou os conceitos TTA (conjuntos totalmente verificados) e PTTA (conjuntos parcialmente verificados) descritos na ABNT NBR IEC 60439. 

As principais atualizações são: a eliminação dos conceitos TTA (conjuntos totalmente certificados) e PTTA (conjuntos parcialmente verificados), onde eram exigidos 7 ensaios de tipo, 3 ensaios de rotina (para o TTA) e extrapolação de alguns ensaios de tipo e 3 ensaios de rotina (para o PTTA).

Com a atualização para a ABNT NBR IEC 61439, o conceito passa a ser de o Conjunto é Verificado ou não é (não há mais o 'meio-termo', antes denominada por PTTA), onde também foram elevadas os testes visando uma segurança maior para o usuário final, além de definindo as responsabilidades de cada "ator" do processo, como: o fabricante, o montador do painel, o especificador e o usuário final. Importante citar, que na nova atualização da norma, agora passam a ser exigidos os ensaios de12 verificações de projeto e 9 Verificações de Rotina.

O objetivo das normas é estabelecer um referencial, um parâmetro técnico, condições mínimas para o perfeito funcionamento do produto. Além disso servem para garantir a segurança das pessoas e do patrimônio, a confiabilidade do sistema e a continuidade do serviço, já que exigem ensaios, ou seja, testes rigorosos para verificação de seu funcionamento nas etapas de fabricação e montagem.

Outras notícias Sobre a Painelbras