Notícias

O que é e como funciona um relé

Enviado em 15/12/2021

Os relés possuem ampla aplicação na eletrônica, quando precisamos acionar um dispositivo de maior potência como um motor elétrico de um portão com um sinal de baixa tensão e corrente. Assim também ocorre em acionamentos de comandos elétricos, onde temos diversos tipos de relés, aplicados nas indústrias.

Ele possui um circuito de comando, que no momento em que é alimentado por uma corrente, aciona um eletroímã que faz a mudança de posição de outro par de contatores, que estão ligados a um circuito ou comando secundário. Resumidamente podemos dizer que todo relé se configura como um contato que abre e fecha de acordo com algum determinado fator ou configuração. Alguns relés são bem pequenos e fáceis de serem manipulados, testados e trocados, justamente por existir vários tipos de construções mecânicas para relés.

Os relés inteligentes são um sistemas de gerenciamento de motores que contam com tecnologia e a capacidade de comunicação em rede, campo e nuvem. Com o relé inteligente é possível adquirir dados detalhados de operações, manutenção e diagnóstico e também para o desligamento seguro dos motores de maquinário.

Outras notícias Sobre a Painelbras