Notícias

O que é o sistema I/O

Enviado em 20/10/2021

Os sistemas I/O (Input/Output) são, sem dúvida, um dos componentes mais importantes para a automação industrial. Da mesma forma, são essenciais para você que deseja ter uma fábrica inteligente e conectada, daquelas que seguem os mais modernos preceitos da Indústria 4.0.

Sensores, atuadores e vários outros componentes do equipamento são conectados ao módulo I/O. Dessa forma, torna-se possível uma troca de informações que permitem que tais componentes sejam configurados, testados e diagnosticados. Além disso, o mais importante é que a partir dessa conexão, os componentes podem se comunicar efetivamente com outras máquinas e com o CLP (controlador lógico programável, tanto analógica como digitalmente).

Se você busca, hoje, por um maior controle das operações industriais, precisa investir em sistemas I/O. Isso porque ele permite ter um melhor aproveitamento dos ambientes da indústria contribuindo em ambientes com espaços reduzidos. E ainda, ajuda a reduzir muitos custos, como, por exemplo, os prejuízos gerados pelo tempo de inatividade em caso de paradas inesperadas.

Com mais dados em mãos, é possível ter um melhor acompanhamento dos ativos, antecipar casos de necessidade de manutenção e evitar paradas. O módulo de sistema I/O que têm a função de organizar e controlar o fluxo de dados produzidos pelas máquinas no chão de fábrica é o remoto.

Um Sistema I/O remoto permite distribuir módulos menores pela planta industrial, de modo que seja possível controlá-los à distância a partir de uma sala de controle.

A grande vantagem dos módulos remotos é a possibilidade de descentralizar o controle e o envio de informações. Além disso, uma boa instalação com I/O remoto melhora a distribuição do espaço no chão de fábrica e resulta em economia durante a montagem da planta industrial (reduz por exemplo, o uso de cabos).

Outras notícias Sobre a Painelbras