Notícias

O que são Módulos de Entradas Digitais?

Enviado em 17/11/2021

Esse tipo de equipamento possui uma finalidade bem especifica quando se trata de coletar sinais binários do chão de fábrica. Ele trabalha em conjunto com CLP’s (Controlador Lógico Programável) ou Remotas. É possível testar o sinal e até a mesmo o funcionamento dos equipamentos conectados através do software de comissionamento I/O (Input/Output) Check.

Com um mesmo padrão na construção e com conexão à mola do qual permite que os Módulos de Entradas Digitais sejam utilizados em CLP’s de terceiros através dos acopladores de rede e até mesmo, diretamente em CLP’s montados em trilhos DIN35.

Esses módulos possuem uma variação da quantidade de canais dos quais são: 2, 4, 8 e 16. Todos eles possuem filtros de velocidade 3ms ou 0.2ms, o que faz com que eliminem certos repiques dos sinais de campo que são recebidos nas entradas digitais do aparelho.

Geralmente, os Módulos de Entradas Digitais possuem variações entre NPN e PNP, podendo ser acionados com 5/12/24/48/60/110/220 VDC ou 24/42/120/230 VAC.

Normalmente, os módulos de entrada/saída são dotados de: Isolação óptica para proteção da CPU, fonte de alimentação e demais módulos. Indicadores (LED’s) de status para auxílio durante a manutenção. Conectores removíveis que reduzem o tempo de manutenção e/ou substituição dos módulos.

Contudo, a construção de alguns Módulos de Entradas Digitais de 2/4 canais possui um ponto de alimentação permitindo a ligação direta de um sensor ao módulo.

Outras notícias Sobre a Painelbras