Notícias

Painelbras passa pela sua auditoria interna já em Janeiro

Enviado em 19/01/2022

A auditoria interna trata-se de um conjunto de procedimentos utilizados para analisar e conferir os controles internos de uma empresa, observando os aspectos que são mais relevantes para a manutenção da qualidade do trabalho da organização. De certa forma ela funciona como um controle administrativo cuja função é observar, questionar, conferir e recomendar alterações e procedimentos para verificação da qualidade e segurança dos registros da companhia.

Ela é fundamental para melhorar a gestão corporativa, já que seu objetivo principal não é apontar erros, mas sim monitorar o que ocorre internamente para obter eficiência e evitar que deslizes ocorram. Essa prática tem como objetivo evitar ou combater fraudes, erros e irregularidades praticadas por colaboradores. Sua meta é examinar a integridade, a eficácia e a adequação dos controles internos e dos dados financeiros, contábeis e operacionais da empresa.

Em uma auditoria interna várias coisas podem ser analisadas e avaliadas tanto por um funcionário de gestão da qualidade ou um uma empresa contratada para avaliar e pontuar o que está erra ou não nos procedimentos internos. Mas no geral um auditoria interna foca em avaliar os processos de produção, conferir o respeito às regulamentações internas e políticas empresariais, analisar todos os documentos fiscais e contábeis, testar o cumprimento das normas técnicas determinadas para a atividade da empresa, verificar a atuação das pessoas, especialmente no trabalho das lideranças, averiguar a saúde financeira da empresa, gerenciar e mapear os riscos internos.

A auditoria interna fornece aos gestores empresariais informações fundamentais para analisar como a empresa atua e de que forma isso está ocorrendo. Quando algo foge à normalidade, a auditoria interna consegue detectar e auxiliar os gestores no processo de tomada de decisão. Ela age como uma espécie de consultor para conter os erros e otimizar o modus operandi adotado pela instituição.

Outras notícias Sobre a Painelbras