Notícias

Quais erros na instalação elétrica podem gerar curto-circuito?

Enviado em 05/01/2022

O curto-circuito é um fenômeno que acontece quando uma corrente elétrica passa com alta intensidade num circuito elétrico, como a rede elétrica de uma residência. Este aumento na intensidade da corrente pode ocorrer quando os elementos ligados aos circuitos, como fios, tomadas e disjuntores, são instalados de forma incorreta no circuito.

A instalação elétrica de um imóvel deve ser executada de acordo com as normas de segurança estabelecidas, o que garante não só o seu pleno funcionamento, mas a segurança de todas as pessoas presentes no local.

Instalações elétricas são bastante complexas e demandam conhecimento técnico, teórico e total atenção para serem feitas. Não é difícil encontrar casos de pessoas que terminam rapidamente uma reforma ou obra para economizar nos gastos e, mais tarde, acabam tendo problemas com a instalação, por exemplo, que não foi feita da melhor forma, o que gera riscos para o instalador e quem está próximo da instalação.

O fato de não se atentar aos cuidados necessários, pode deixar sua instalação vulnerável a vários erros, fazendo o custo aumentar, comprometendo a segurança do imóvel e o bom acabamento do projeto. Ainda, as falhas podem ter consequências extremamente graves, como a sobrecarga de componentes elétricos, que acabam levando a choques, curtos-circuitos e até mesmo incêndios. 

Sobrecarga da instalação

Sobrecarregar benjamins, réguas e tomadas é, com certeza, um dos erros mais comuns cometidos nas instalações elétricas. Ao ligar vários eletrônicos no mesmo ponto, você acaba aumentando a chance de estragar os equipamentos, de haver um curto-circuito ou, ainda, de ocorrer algum acidente, como os choques elétricos.

A sobrecarga pode acontecer também no circuito elétrico. Bons exemplos são as torneiras elétricas, ar-condicionado e chuveiros, entre outros aparelhos com maior potência, que precisam ser instalados em circuitos separados. Sendo assim, jamais use o mesmo disjuntor para circuitos diferentes.

Tomadas perto da água

É fato que você precisará de tomadas na cozinha, na lavanderia e no banheiro. Mas é necessário ter atenção redobrada nesses ambientes. Para tanto, procure fazer a instalação das tomadas com certa distância das fontes de água, já que ela conduz eletricidade, então, manter as tomadas fora desse alcance reduzirão as chances de danificar os equipamentos e também de choques elétricos. Além disso, evite manipular aparelhos quando estiver com as mãos molhadas.

Tomadas ou interruptores quentes

As saídas quentes são uma grande preocupação em termos de segurança, devendo ser tratadas por um profissional imediatamente, a menos que seja um interruptor de regulação de temperatura.

Surtos de energia

Isso pode acontecer devido à falta de fiação na residência ou por causa de aparelhos com linhas de energia danificadas, por exemplo. Os surtos são bem comuns e duram um microssegundo. No entanto, se sua casa passar por surtos frequentes, acaba danificando equipamentos que reduzem a expectativa de vida.

Outras notícias Sobre a Painelbras